• Alan da Silveira

Lançamos projeto que visa acompanhar a COVID-19 no sertão

Pessoal, continuando com o objetivo de trazer e publicizar informações — além de combater as fake news — vamos lançar a partir de hoje uma série de gráficos produzidos por mim com dados públicos em relação ao Covid-19 e o sertão.


O primeiro gráfico que publicizamos é o da curva de infecção do Covid-19 em Petrolina. Como explicamos no gráfico, o primeiro caso foi registrado em 23/03 e um mês depois, já tínhamos 25 casos confirmados.





Petrolina teve um aumento de casos positivo logo após iniciar os testes rápidos, comprovando que testamos pouco em relação a outras regiões e que apenas contar com os testes estaduais não nos garante uma boa tomada de decisão.


Recomendamos que a prefeitura disponibilize os dados de testes, casos confirmados e casos descartados por dia, desde a primeira confirmação, no site da prefeitura para levantamento de pesquisadores. A prefeitura disponibiliza o total, o que não auxilia no levantamento de gráficos assim.


Vale ressaltar que há uma disparidade entre os casos confirmados pela prefeitura e os disponibilizados nos boletins de saúde diários da secretaria estadual de saúde.


Nossa curva está claramente em ascensão, numa região em que a saúde não comporta um aumento em escala. Não podemos nos da ao luxo de errar. Fique em casa!


P.s1 - Em uma semana, traremos uma nova atualização.


P.s2- Informação aos blogs: estejam livres para republicar, bastando que dêem a autoria.

7 visualizações

© 2020 por Alan da Silveira.