• Alan da Silveira

Veja a curva de casos confirmados da COVID-19 em Petrolina

Continuando com o objetivo de trazer e publicizar informações — além de combater as fake News. Na semana passada, lançamos uma série de gráficos produzidos por mim com dados públicos em relação ao Covid-19 e ao sertão. O primeiro gráfico que publicizamos foi o da curva de infecção do Covid-19 em Petrolina. Como explicamos no gráfico, o primeiro caso foi registrado em 23/03 e, um mês depois, já tínhamos 25 casos confirmados.

Passada uma semana do primeiro gráfico da curva de infecção, trazemos uma nova atualização. É possível notar que nossos casos seguem aumentando em ritmo significativo, o que deve ligar um alerta para as autoridades de Petrolina.




Todos os dias esses casos aumentam, mas a população ainda não respeita as medidas de segurança. Os bairros mais periféricos que tiverem um aumento exorbitante de casos podem sofrer 10 vezes mais que os bairros centrais, justamente pela falta de saneamento básico e uma saúde ainda com baixa infraestrutura.

Petrolina teve um aumento de casos positivo logo após iniciar os testes rápidos, comprovando que o governo estadual testa muito pouco no sertão em relação a outras regiões do Estado e que, além disso, apenas contar com os testes estaduais não nos garante uma boa tomada de decisão.

A prefeitura acertou ao comprar os testes rápidos, pois nos garante dados mais seguros e transparentes. Em cálculos rápidos, o governo municipal testa 10 vezes mais que o governo estadual, em Petrolina.

Nossa curva está claramente em ascensão numa região em que a saúde não comporta um aumento em escala. Não podemos nos dar ao luxo de errar. Em uma semana, traremos uma nova atualização. Informação aos blogs: estejam livres para republicar, bastando que dêem a autoria.

17 visualizações

© 2020 por Alan da Silveira.